Dicas Literárias




Maestro 
Autor Roger Nierenberg
Editora: Sextante
O maestro Roger Nierenberg inspirou-se na própria experiência para contar a história de um executivo que consegue melhorar os resultados de sua empresa após conhecer um regente fora de série.
O diretor enfrentava problemas para aumentar as vendas e nenhuma abordagem usada no passado funcionava com sua equipe. Os gerentes eram ótimos especialistas e orientavam muito bem os subordinados, mas, quando a questão ultrapassava o próprio departamento, os processos empacavam e ninguém se entendia.
O inesperado convite para assistir ao ensaio de uma orquestra o leva a repensar o papel do líder. Encantado com o mundo da música clássica, ele se vê arrebatado pela autoridade do regente e por sua atitude aberta e atenciosa.
O maestro conseguia fazer músicos voluntariosos trabalharem em equipe e darem tudo de si. Conversando com ele, o executivo descobre como seu trabalho se aproxima da arte de conduzir uma orquestra e tenta extrair o máximo das lições que recebe a cada encontro.



Chiquinha Gonzaga - Uma história de vida

Autor: EDINHA DINIZ  
Editora: Rosa dos Tempos

História de uma mulher que encantou e incomodou a sociedade carioca antes e depois do tempo em eu viveu. Livro em que a TV Globo se baseou para realizar a mini-série do mesmo nome.













A linguagem harmônica da Bossa Nova
Autor: JOSE ESTEVAN GAVA
Editora: UNESP

Bossa Nova é uma ilha de música cercada de livros, artigos, comentários e fofocas por todos os lados. Já se sabe muito sobre as origens do movimento e sobre a vida de seus integrantes, como João Gilberto e Tom Jobim. No entanto, no plano especificamente musical, há muito por fazer. este livro começa a suprir essa lacuna por trabalhar com partituras e análises estritamente musicais, verificando como elementos harmônicos já presentes, marginalmente, na música da Velha Guarda dos amos 1930 passam a ser , na Bossa Nova das décadas de 1950 4 1960, marcas registradas, constituindo um legado harmônico que as gerações seguintes não podem ignorar.





Harmonia e Improvisação I 
Autor: Almir Chediack
Editora:



Almir Chediak é autor da clássica Harmonia & Improvisação, publicada em dois volumes. Consagrado como editor de material músical, Chediak deixou esta valiosa obra para músicos em vários estágios.Djavan afirma o seguinte: "A complexidade da teoria musical resulta em grande dificuldade para muita gente que quer aprender música. Almir Chediak fez um estudo profundo do assunto e descobriu uma forma simples e objetiva de se aprender, tornando possível o acesso de todos à matéria. Este livro , além de original, é também o mais importante instrumento de que um músico formado ou em formação pode dispor..." Na parte final de cada volume o leitor pode ter acesso a diversas músicas brasileiras harmonizadas e analisadas para violão, guitarra, baixo e teclado. A harmonia é uma das partes centrais da música. Neste sentido, o músico que almeja compor, deve primar pelo estudo dos acordes e das relações entre estes. Para tanto, é imprescindível conhecer a relação entre intervalos, formação de acordes (tríades, tétrades) , escalas, etc. Quem deseja ir além das cifras deve estudar essas obras. É elementar compreender como funciona a produção dos acordes, e o modo como os músicos trabalham a harmonia de suas músicas. Por tudo isso vale a pena ler e estudar.




Harmonia e Improvisação II 
Autor: Almir Chediack


Neste segundo volume da série, Almir Chediak apresenta os acordes nas posições mais utilizadas, agrupados conforme suas escalas e representados por cifras. Apresenta também escalas e arpejos dos acordes e ainda os desenhos básicos das escalas associadas aos principais clichês harmônicos. Outras 70 músicas são analisadas e harmonizadas, completando assim o estudo da análise funcional dos acordes.







O VIOLÃO E AS LINGUAGENS VIOLONÍSTICAS DO CHORO

Autor: Carlos Walter






O Violão é onipresente! Está em (quase) todos os lugares... Nos botecos, picadeiros, quermesses, escolas, rodas de choro, folias de reis, salas de concerto e estar...

Suas estórias contam a história da humanidade. No Brasil – por exemplo – seu advento está relacionado à catequização jesuíta de indígenas e/ou à imigração fugidia de ciganos perseguidos pela inquisição portuguesa.

Dessa polêmica, subsiste um indiscutível diagnóstico: seu papel na formação dos primeiros agrupamentos de Choro da 2ª metade do século XIX foi essencial.
Com isso, não seria temerário afirmar que o Violão contribuiu (e vem contribuindo) decisivamente nos processos de estruturação e desenvolvimento da música brasileira. É o que esse livro buscou enfatizar ao expor os conteúdos da oficina de capacitação violonística do autor para o projeto de educação musical do Clube do Choro de Belo Horizonte.


Dicionário de Acordes Cifrados

Autor: Almir Chediack




Estudos de Psicopedagogia Musical
Autora: Violeta Hemsy de Gainza
Editora: Summus Editorial

Em linguagem bastante simples e acessível, este texto demonstra uma excelente fundamentação teórica em nível de pedagogia, da psicologia e da música, fazendo-nos refletir e conhecer o alcance da pedagogia musical.










Uma breve história da música
Autor: Roy Bennett
Editora: Jorge Zahar 
















Educação musical a distância: abordagens e experiências

Daniel Marcondes Gohn

Editora Cortez

Neste livro o autor investiga processos de ensino e aprendizagem da música que ocorrem sem que professor e aluno dividam um mesmo espaço tempo-físico. Partindo de uma comparação com obras de ficção científica e chegando nas recentes possibilidades criadas pela internet, o autor dá exemplos de cursos on-line de música, apontando especificidades para diferentes áreas do estudo musical. Experiências no curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar são detalhadas, tendo como foco central uma disciplina que trabalha com instrumentos de percussão. O livro é destinado a pesquisadores e professores com interesse nas artes e na educação a distância, assim como a estudantes e profissionais de áreas relacionadas à música, buscando novos caminhos para a educação musical.

Postagens mais visitadas deste blog

Acordes na Viola Caipira

Conheça os violões de 4, 7 , 8 e até 42 cordas!

Pandeiro | Escolhendo corretamente o seu instrumento