Conheça os violões de 4, 7 , 8 e até 42 cordas!

Conheça os violões de 4, 6, 7, 8.... até 42 cordas
Por Débora Ildêncio

O violão é um dos instrumentos mais populares, desde sua criação até os dias atuais, o instrumento sofreu inúmeras modificações e adaptações, possibilitando além da ergonomia, várias possibilidades para o instrumentista.Além de variação no encordoamento com nylon ou aço, os violões podem ainda ser acústicos, eletroacústicos ou apenas elétricos, que funcionam apenas amplificados.

Confira alguns dos inúmeros tipos violão utilizados no mundo:

4 CORDAS - VIOLÃO TENOR 

Violão Tenor, conhecido também como Triolim é um instrumento com características similares ao do violão de 6 cordas e do bandolim. 
Seu formato é similar ao do violão, com proporções ligeiramente reduzidas, dispondo apenas de 4 cordas. 

Afinação: 1ª corda em diante: "lá, ré, sol, dó"

6 CORDAS - VIOLÃO TENOR 

O violão com 6 cordas é o mais comum e o mais popular entre as pessoas. Mas, existem vários modelos desse instrumento. Além de encordoamentos de nylon ou aço, podem possuir diferenças em sua construção, o que permitirá sonoridade e possibilidades diferentes. Conheça alguns modelos:

O modelo Clássico sem dúvida é um dos modelos mais conhecidos, além do modelo com encordoamento de nylon, hoje exite no mercado a versão com cordas de aço, além disso, ele pode ser possui cordas de nylon, podem ainda ser acústicos, ou eletroacústicos. Essa shape não é utilizado apenas para o iniciante e sim também no meio erudito. Ele ainda pode ser utilizado na versão com cutaway. O corte no corpo do instrumento facilita o alcance na parte mais aguda do instrumento, permitindo um acesso melhor principalmente na hora do solos.

O violão Ressonador,  foi desenvolvido antes da utilização dos amplificadores modernos, uma forma encontrada para aumentar o volume e a projeção sonora de um violão acústico "padrão".  O instrumento ficou conhecido também com o nome de Dobro, porém, Dobro é uma marca registrada da Gibson. Algumas vezes a marca de um produto "fixa" em nossa mente de tal maneira que deixamos de usar o nome do produto para utilizar o nome da marca, em português chamamos isso de metonímia. E não é só no violão que isso acontece, temos o exemplo do achocolatado, que quase sempre chamamos de "Toddy", ou o Fermento que chamamos de Pó Royal.



O formato do cutaway pode ainda variar, alguns modelos possui o corte mais ponte agudo, outros mais arredondados, o formato tem a ver com a estética do instrumento, e não influenciará na sonoridade do produto.

  


Requinto

Requinto feito especialmente para o guitarrista francês Sr. Morgan Astruc
Originalmente construído igual o violão clássico, só que proporcionalmente menor. O violão clássico tem sua escala aproximadamente no tamanho de 65 cm, já o requinto tem sua escala com aproximadamente 58 cm. 
Sua afinação tradicional é em Quartas ascendente : (1ª corda em diante) Lá, Mi, Dó, Sol, Ré, Lá.






BARÍTONO

Andy Mckee
O violão barítono geralmente é afinado um quinta inferior (A D E G C A), ou uma quarta inferior (E A B F D#, B), podendo também ser afinado em terceira (C F Bb Eb G C). Sua caixa de ressonância maior e sua afinação produz um som mais grave e robusto. Andy Mckee é um dos principais violonistas a utilizar esse modelo de violão. 
Assista o video a seguir e conheça mais o timbre desse violão: http://www.youtube.com/watch?v=5zTNMkGij18&feature



 7 CORDAS

Tradicionalmente a 7ª corda é afinado em Dó. Porém alguns violonistas utilizam a 7ª corda afinada em Si ou Lá. Veja o vídeo do Yamandú Costa tocando a canção: "Choro loco" http://www.youtube.com/watch?v=vT1sMuGc4uE&feature=related




8 CORDAS


Violão de Paul Galbrait






Brahms é um violão com 8 cordas que foi inventado em 1994 a partir do arranjo feito pelo Paul Galbraith das "Variações sobre um tema Original, Op. 21A para Piano " de Johannes Brahms. Inicialmente Paul transcreveu o arranjo para um violão de seis cordas. Vendo a dificuldade para a execução das peças, devido a configuração do violão de 6 cordas. Ele percebeu que desenvolvendo um violão com mais possibilidades poderia ampliar os recursos e facilitar a execução. O instrumento possui uma corda aguda a mais (lá) e uma grave a mais (Lá ou Si). Assim, pode tocar com tessitura ampliada tanto no agudo como no grave.

Veja o vídeo : 
http://www.youtube.com/watch?v=qEPxPEhyHCY


Outros Violões de 8 cordas
Existe ainda variações do instrumento, Guitar Brahms é uma nova guitarra clássica relativamente desenhado por David Rubio e Paul Galbraith, que tem 8 cordas e é tocado na vertical como um violoncelo:

Fenômeno que tem sido alimentado pelo aumento na oferta esse tipo de instrumento por grandes fabricantes industriais e artesanais por todo o mundo.

Observa-se entre os músicos um interesse crescente pelo 8 cordas nos últimos anos
Principalmente os músicos de jazz têm dado especial atenção às possibilidades técnicas do 8 cordas. Entretanto, o erudito Paul Galbraith, inglês residente em São Paulo, figura como o mais expressivo violonista da atualidade a utilizar este instrumento. Galbraith possui um técnica única para execução do instrumento, que também é muito original. Seu violão possui um pé metálico saindo da culatra, o qual é apoiado sobre uma caixa de ressonância no chão. Assim, o instrumento é posicionado como um violoncelo, em posição paroximadamente vertical diante do artista: 

Veja Video de Paul Galbraith: http://www.youtube.com/watch?v=UNvGMK3g8Kw

 
 
Paul Galbraith em apresentação com seu violão de 8 cordas construído por David Rubio. 


 













VIOLÃO HARPA 


Os violões harpa, ou Harp guitars, são violões (geralmente de aço) com diversas cordas extras, fora da escala, que basicamente estão lá para ressoar por simpatia e reforçar a sonoridade do instrumento, ou mesmo serem usadas como bordões soltos. Apesar da aparência estranha e assimétrica, as Harp Guitars se apoiam primeiramente em um conceito. O nome ‘Harp’ (harpa) não é dado pela semelhança com a Harpa clássica (que é apoiada no chão, e funciona apenas com cordas soltas), mas sim pelo presença de qualquer corda (sem trastes) além do corpo do instrumento.

O Pikasso, (1º violão Harpa na grupo de fotos acima) feito por Linda Manzer para o guitarrista Pat Metheny. Ele tem quatro braços, duas bocas e 42 cordas!


Veja o Vídeo de Andy Mckee tocando Into the Ocean com o violão harpa:

10 CORDAS


O violão de 10 cordas possui em sua afinação tradicional as  seis primeiras cordas na afinação tradicional, a sétima corda afinada em D, a oitava em Lá sustenido, a nona em sol sustenido e a décima em fá sustenido. Mas podemos utilizar inúmeras afinações.

Veja o vídeo de Egberto Gismonti tocando 



  


11 CORDAS 









 Desenvolvido pela sueca luthier Georg Bolin na década de 1960 o violão de 11 cordas ou Alto Guitars como são conhecidos, possuem afinação de alaúde. São 11 cordas sobre a escala, sendo que as 7 primeiras possuem uma escala menor, como se um capo tivesse sido preso na casa 3. As demais, vão tendo a escala aumentada para possibilitar que as cordas sejam afinadas mais graves. Nesse violão, a corda mais aguda é comumente afinada em Sol, e desce como alaúde. Ou pode-se criar afinações alternativas. .

Veja  o video de  Paulo Martelli: 



12 CORDAS


Os violões de 12 cordas são muitas vezes chamados erroneamente de Craviolas. A Craviola possui um modelo diferenciado, já o violão de 12 cordas, possui as características de construção da caixa de ressonância igual a de um violão "tradicional". Sua afinação também tradicionalmente é a mesma do violão de 6 cordas. Suas cordas são são afinas em duplas, como a Viola Caipira, onde as primeiras cordas, são uníssonas, ou seja, a corda. E a partir da corda terceira corda as espessuras são diferentes, ou seja, é utilizado uma corda mais fina e outra mais grossa, o que permitirá uma sonoridade oitavada. Pelo violão trabalhar sempre com pares de cordas o instrumento traz consigo uma sonoridade robusta e bem preenchida.

CRAVIOLA

O brasileiro Paulinho Nogueira foi o criador da craviola. Um instrumento de 12 cordas que produz um som misto de cravo e viola. O músico dizia que mesmo antes de tocar violão já gostava muito de desenhar. Ele inclusive chegou a ganhar um prêmio no Salão da Primavera em Campinas, de tanto que gostava de pintar. 
Depois se tornou violonista e teve a ideia de fazer um violão que fosse desenhado por ele mesmo. Ele fez alguns desenhos  e como era muito amigo do Giannini ,o fabricante de violão, levou pra ele conhecer. Ao ver os desenhos Giannini achou a idéia ótima. E juntos escolheram um modelo para começarem a fabricar. O instrumento virou sucesso e foi exportado para os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. O instrumento caiu no gosto de muitos músicos como  Jimmy Page  que utilizou na música "Stairway to heaven" .

14 CORDAS (ALTGITARR) - VIOLÃO ALTO

Comprimento: 55,5 cm
Tamanho total: 106,7 cm
Afinação do violão: 1º corda em diante:
Afinação violão 14 cordas: Da 1° à 14° corda: G, D, Bb, F, C, G, F, Eb, D, C, Bb, A, G, F#.


Como compositor e arranjador há mais de 30 anos, John compôs e fez arranjos musicais em estilos que vão do Barroco ao Blues, do Celtic ao rock, do jazz ao eclético World Music. Sua ênfase principal tem sido a guitarra em todas as suas variedades, incluindo instrumentos multi-cordas. "Gosto de compor e interpretar diversos estilos e muitas vezes se misturam diferentes elementos juntos. Partir da simples melodia e ritmo, a harmonia mais complexa e contraponto, acredito que a música tem a capacidade de cativar o espírito. Para mim, um dos mais aspectos originais e importantes da música é a sua capacidade de se comunicar, mesmo sem palavras. tento expressar algo genuíno com cada uma das minhas composições



Veja o video de Jonh hDonas tocando:

• Harpolyre: 

Originalmente desenvolvido pelo luthier Walter Vogt: Patenteado por Jean Francois Salomon, em 1829 (e construído por André Augustin Chevrier, de acordo com o BMFA), este é um instrumento muito interessante, e uma difícil classificação


  
Veja o vídeo de John Doan: http://www.youtube.com/watch?v=UAf_5nn9zNI



DOUBLE

O violão Double (duplo) é uma grande sacada para o músico que quer utilizar dois modelos diferentes de instrumento numa mesma música.
Com diferentes construções pode ter o violão de 6 cordas e o de 12 na mesma construção, guitarra e violão e até mesmo contrabaixo e violão no mesmo instrumento. Uma loucura para os que querem buscar versatilidade e novas possibilidades do instrumento.






MEGATAR
(não é violão, está postado aqui para que vocês conheçam)


Megatar não é um tipo de violãom na verdade é uma junção de contrabaixo e guitarra  em um único instrumento, especialmente criado para a técnica de two-handed (duas mãos) touch-style (toque de estilo), e que contém um set de cordas de contrabaixo elétrico e outro set de cordas para harmonia e/ou melodia, montados em um único braço largo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acordes na Viola Caipira

Pandeiro | Escolhendo corretamente o seu instrumento