Pandeiro | Escolhendo corretamente o seu instrumento

Olá queridos, hoje estou aqui para falar sobre Pandeiro.

Esse instrumento árabe que ganhou o coração do brasileiro, teve sua forma de tocar aprimorada, permitindo que novos materiais fossem utilizados e novas técnicas para explorar aina mais o seu timbre . 

Muitas pessoas, imaginam que a mão que "bate" na pele do pandeiro é a que "mais trabalha", sendo que a outra mão "apenas segura" correto? Errado!

A mão que segura o pandeiro é tão importante quanto a que percute a pele. O swing está nela, que além de segurar o instrumento é responsável por fazer o giro, ou seja o movimento do pandeiro, permitindo assim que as platinelas ressoem de maneira correta e equilibrada. Para o iniciante o giro não é tão simples, mas, é essencial para termos a melhor execução do ritmo, por isso, se você está começando é hora de fazer os exercícios e ficar expert no movimento. 


Os pandeiros podem utilizar peles leitosas, holográficas ou de animais e isso dependerá do estilo musical que você irá tocar. Normalmente as peles sintéticas são utilizadas em partido alto e pagode. Já o couro, devido sua versatilidade de timbre é utilizado por exemplo no choro, samba, coco entre outros.

Eu particularmente por tocar vários estilos como: funk music, samba, choro, samba-reggae, ciranda, prefiro as possibilidades de sonoridade e recursos harmônicos que o pandeiro animal oferece, ai  a escolha do fica a seu critério!

Outra detalhe importante são as platinelas! As marcas fabris, usam a platinela de inox ou latão, além da reverberação não ser tão equilibrada, sobrando muito "ruido", na hora de captar no estúdio, isso pode ser uma dor de cabeça para o técnico. Já as platinelas de cobre, possuem um "tilintar" equilibrado, no ponto certo, sem sobras! Eu já usei a platinela de inox, porém, sempre foi algo que me incomodou muito!!! Só descansei, quando comecei a usar a platinela de cobre!

Para tocar e estudar é ideal termos um pandeiro que sonoridade legal e leve. Muitas marcas fabris, fazem pandeiros que são muito pesados e impossível de tocarmos confortavelmente por algumas horas. Além disso, esses fabricantes fabris, utilizam dois aros no pandeiro, deixando ele ainda mais pesado e o pior, o seu  aro é extremamente desconfortável, pois além de usarem dois aros pesados, os fustes, ou seja os "parafusos" de afinação ficam vem em cima junto a pele, o que pode acontecer de por algum motivo você bater a mão e ainda "machucar". 

E ai você me pergunta, poxa como fazer então pra ter um pandeiro legal, com sonoridade e leve?

Ai está a dica, se você ainda não conhece, vale demais conhecer os pandeiros do luthier do JA BRASIL, eu utilizo e outros músicos como a cantora Ana Carolina, o grande percussionista Marcos Suzano, entre outros!
Observe a primeira diferença, os problemas sitados acima foram sanados pelo luthier.



Observe que nesse pandeiro o aro é único e os parafusos de afinação estão centralizados no aro, esse detalhe no acabamento faz toda a diferença na hora de tocar e evitando que você se machuque.




Observe a comparação:







Pandeiro JA Brasil

Além disso, os pandeiros JA Brasil são finos e leves o que permite você tocar por horas com o mesmo desempenho  sem cansar, A pele é de couro legítimo e  seu acabamento é impecável! Todo feito a mão, com direito a detalhes em marchetaria. 

Esse modelo por exemplo que estou usando, possui o corpo em imbuia maciça, ferragens com detalhes diferenciados dos afinadores, partindo do meio do aro o que evita que você machuque a mão na hora de tocar, platinelas de bronze marteladas uma a uma à mão o que permite um som singular e equilibrado das platinelas.

Pandeiro JA






Pandeiro JA



Gostou? Conheça outros modelos e entre em contato com ele através do blog:




www.jabrasilpercussao.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acordes na Viola Caipira

Conheça os violões de 4, 7 , 8 e até 42 cordas!