PALHETA, QUAL É A SUA PREFERIDA?

Existem diferentes tipos de palhetas, com  formatos e tamanhos bem diferentes, para encontrar a palheta ideal é importante que você teste os vários tipos que existem antes de escolher a sua preferida.
Basicamente podemos  resumi-las em  3 tamanhos básicos de palhetas: pequena, média e grande e dentro dessa classificação podemos ainda classificar as diferentes espessuras: 

·         XL -  Extrafina (Extra Thin) (abaixo de 0.40 mm)
·         T –  Leve (Thin) (0.40mm – 0.63mm)
·         M – Média (Medium) (0.63mm- 0.85mm)
·         H – Pesada (Heavy)(0.85mm-1.22mm)
·         XH – Extrapesada (Extra Heavy) (1.22mm para mais)

Normalmente os violonistas utilizam as palhetas médias ou grandes, os guitarristas a pequena e os baixistas as palhetas grandes. Mas isso não é uma regra, por isso a importância de experimentar os diversos modelos que o mercado oferece.
As palhetas mais leves são mais indicadas para “levadas”, por serem mais flexíveis e mais confortáveis, já as palhetas médias e pesadas são mais utilizadas para solos porque a técnica existe um ataque mais preciso. Mas isso não é uma regra, existem grandes músicos que não seguem essa indicação tocam perfeitamente bem, com dinâmica, nitidez e são bastantes precisos na execução. Vale ressaltar mais uma vez que o tamanho, formato e espessura da palheta tem muito a ver com a preferência do musico, por isso não tenha medo de experimentar.
Já as pontas da palheta  terá um efeito muito importante na sonoridade, as mais pontudas proporcionam mais ataque, em contrapartida as palhetas com a ponta redonda permitirão um som mais aveludado. Elas  podem ser feitas de diversos tipos de material como: Casco de tartaruga, (não mais fabricada, pois a pratica é proibida), ficaram muito conhecidas pela excelente durabilidade, Celulóide, Tortex, Nylon, Madeira, Pedra, Metal, Policarbonato, e ainda com diferentes acabamentos como: em gel, superfície antiderrapante (gripping surfasse) e revestida de metal aluminizado.
Existem ainda inúmeros formatos, as que são triangular são melhores para palhetaras em forma de gota prorcionam um som mais suave.

Agora é hora de experimentar e ver qual palheta você gosta mais!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acordes na Viola Caipira

Conheça os violões de 4, 7 , 8 e até 42 cordas!

Pandeiro | Escolhendo corretamente o seu instrumento